segunda-feira, 2 de setembro de 2013

7ª Primavera dos Museus


A Primavera dos Museus, que acontece anualmente desde 2007, é o resultado de uma ação conjunta entre as instituições museológicas de todo o país e o Ibram. O Instituto lança um tema e convida os museus brasileiros a desenvolverem programações especiais para serem realizadas no início da Primavera.

O tema da 7ª Primavera dos Museus neste ano é "Museus, Memória e Cultura Afro-brasileira"

As culturas africanas são indissociáveis das múltiplas formas de ser dos brasileiros. Os diversos povos da África subsaariana traficados ao Brasil trouxeram consigo vozes, costumes, sentimentos, sons, visões de mundo e de além-mundo que foram adaptados à nossa sociedade, moldando-a e forjando algo novo. Um sem número de memórias e histórias se emaranhou no novo mundo, compondo tramas e enredos, que incluem o período da escravidão, mas também o tornar-se liberto. 
O conhecimento advindo desse traçado permanece forte na tradição oral das comunidades, terreiros, quilombos, roças, sambas, toadas, batuques, loas, tambores e maracatus. Nos museus, encontramos fragmentos materiais e imateriais dessas vivências, que transbordam em relatos, discursos, sons, lutas e conquistas a serem preservados em espaços reais e virtuais.
Os museus são perpassados por memórias. A reflexão sobre saberes e experiências das culturas afro valoriza e impulsiona o pensamento crítico, a diversidade, o conhecimento e as práticas sociais da pluralidade do que hoje entendemos como o que é ser brasileiro.
O desafio do tema da 7ª Primavera dos Museus se afirma a partir da percepção das contribuições da África, dos africanos escravizados e dos afrodescendentes para a formação do Brasil e da brasilidade. Ao pensar Museus, memória e cultura afro-brasileira, questiona-se a ampliação dos olhares e das atitudes para a eliminação dos preconceitos e das discriminações raciais; a geração de conhecimentos para a eliminação do desconhecido; a contribuição da preservação da memória para a musealização da cultura afro, seja ela material ou imaterial.
Assim, o Ibram lança uma proposta de valorização e divulgação do patrimônio cultural afrobrasileiro em todo recanto do país – das comunidades rurais mais longínquas às comunidades urbanas –, de modo a ampliar e reverberar as contribuições da África e de suas culturas para a sociedade brasileira. Enfatiza-se, ademais, a importância da ampliação do papel social desempenhado pelos museus na disseminação do conhecimento e da reflexão crítica acerca da realidade afrodescendente. 
Considerando isso, o Ibram convida as instituições museais e culturais brasileiras a refletirem e expressarem, no contexto de suas realidades, o tema da 7ª Primavera dos Museus: Museu, memória e cultura afro-brasileira.

Participem!
Em breve divulgaremos a programação da 7ª Primavera dos Museus no Museu do Diamante/IBRAM. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário