terça-feira, 28 de maio de 2013

Eventos realizados na 11ª Semana Nacional dos Museus

Aconteceu entre os dias 13 e 19 de maio de 2013 a 11ª Semana Nacional dos Museus, evento que marcou as comemorações do Dia Internacional dos Museus, e que neste ano teve como tema Museus (Memória + Criatividade) = Mudança Social.

Visita Guiada com o grupo da oficina “Museu e patrimônio” com a profª. Elizabeth Seabra da UFVJM
A oficina “Museu e patrimônio”, que aconteceu nos dias 13 e 14 de maio, fez parte da programação do Ciclo de Minicursos e Oficinas do curso de licenciatura em História da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. O segundo dia de oficina foi realizado no Museu do Diamante através de uma visita guiada pelo historiador Marco Antônio Xavier.
  
Visita Guiada ao Museu do Diamante
Foto: Andréia Figueredo


Apresentação do grupo de Capoeira Cais da Bahia
No dia 14 de maio de 2013, às 19h, se apresentou no Museu do Diamante o grupo de capoeira Cais da Bahia de Diamantina, que realiza oficina desde o início do ano no Museu do Diamante.
O objetivo da oficina é proporcionar uma dinâmica cultural e educativa, incentivando e fortalecendo manifestações culturais, saberes e fazeres de diferentes segmentos sociais, priorizando pequenas comunidades com ênfase na cultura étnica e popular e comunidades afrodescendentes. A oficina é oferecida de forma gratuita a jovens diamantinenses maiores de 6 anos e acontece três vezes por semana no museu.

Apresentação do grupo Cais da Bahia
Foto: Liliane Lopes

Oficina “Museu numa caixa de sapato: memória e patrimônio da comunidade”
O historiador Marco Antônio Xavier esteve na Vila Educacional de Meninas de Diamantina entre os dias 14 e 16 de maio de 2013 ministrando a oficina “Museu numa caixa de sapato: memória e patrimônio da comunidade”.
A oficina teve o objetivo de mostrar as participantes a necessidade de preservar suas memórias, através de objetos, iconografia, relatos (história oral) e a importância dos museus nesse processo, desmistificando-os como “depósito de coisas velhas”. Ao final da oficina as meninas da VEM criação uma cápsula do tempo que será aberta no ano que vem.

Meninas da VEM Diamantina durante a oficina "Museu numa caixa de sapato"
Foto: Marco Antônio Xavier

Performance de Dança Contemporânea
O dançarino Calebe Silva Ribeiro realizou uma apresentação de dança contemporânea no Museu do Diamante, dia 16. O público foi formado por estudantes da E. E. Leopoldo Miranda, alunas de balé e público em geral. A performance é uma amostra da oficina de dança contemporânea que é realizada no Museu desde de 2012.

Performance de Dança Contemporânea
Foto: Lílian Aparecida Oliveira

Exposição do trabalho do Museu do Diamante no evento de lançamento do programa Polícia e Família do 3º Batalhão da PMMG.
Dia 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, o Museu do Diamante/Ibram participou do evento de lançamento do programa Polícia e Família. O programa da PMMG tem o objetivo de estabelecer uma verdadeira REDE SOCIAL em prol do bem e da qualidade de vida da cidade de Diamantina, com a participação de diversas instituições, órgãos, sociedade civil organizada e voluntários. Na tenda do Museu do Diamante foram expostas algumas atividades realizadas pelo museu e as crianças puderam realizar uma visita pela tela do computador através do programa Era Virtual. 


Lançamento do Programa Polícia e Família
Foto: Calebe Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário