sexta-feira, 22 de março de 2013

Exposição "Memento Homo: Objetos Litúrgicos do séc. XIX"

Todas as religiões têm seus ritos, práticas e representações para celebrar e rememorar as bases de suas crenças. Aproveitando o evento da Semana Santa, o Museu do Diamante resolveu expor algumas das alfaias católicas de seu acervo. Alfaias são objetos litúrgicos, usados nas celebrações, sendo que a palavra “liturgia”, vem do grego e quer dizer “serviço ou trabalho público”, ou seja, tornar uma atividade aberta à comunidade. Desta forma, podemos traçar um paralelo entre as atividades expositivas de um museu e alguns rituais, com cada objeto tendo funções práticas e simbólicas.

As alfaias e paramentos devem ser dignos e belos, ricos sem ostentar, pois há uma sacralidade inerente neles; os exemplares desta exposição demonstram isso.
A frase "Memento homo, quid pulvis es, et in pulverem reverteris", quer dizer "Lembre homem, que és pó e ao pó retornarás"; além de alertar para a finitude do mundo material, determina o que devemos guardar na memória. O acervo do museu tem uma função parecida, sabendo que está na memória coletiva a preservação da identidade humana, para além dos objetos que ela representa; o objeto é o meio pelo qual preservamos uma memória associada a eles.

A exposição "Memento Homo: Objetos Litúrgicos do séc. XIX" estará disponível para visitação no período de 22 a 31 de março de 2013, nos seguintes horários: de terças e sábados, das 10h às 17h, domingos das 9h às 13h, no Museu do Diamante/Ibram, Rua Direita 14 – Centro – Diamantina/MG

Mais informações pelo telefone (38) 3531-1382.



Nenhum comentário:

Postar um comentário