terça-feira, 15 de maio de 2012

JOBINIANDO

Como parte das comemorações da 10ª Semana Nacional de Museus, o Ministério da Cultura, através do Instituto Brasileiro de Museus, por iniciativa do Museu do Diamante apresenta o concerto musical:

"JOBINIANDO"

Wander Conceição canta Jobim
Arranjo e orquestração: Maestro Reginaldo Cruz

Data: 18 de maio de 2012 (sexta-feira)
Horário: 20:30 horas
Local: Museu do Diamante 
ENTRADA GRATUITA

Com repertório composto por músicas do maestro Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, mais conhecido como Tom Jobim, a apresentação comemorará também os 50 anos do famoso Concerto de Bossa Nova realizado no Teatro Canegie Hall, em Nova York, no ano de 1962. A partir daquela apresentação, a Bossa Nova ganhou o mundo, por essa razão o Concerto de Carnegie Hall é considerado o marco da universalização da Música Popular Brasileira.

 TOM JOBIM Foto: Marcia Kranz 


O concerto também pretende chamar a atenção para a estada de João Gilberto em Diamantina, entre os anos de 1955 e 1957, momento em que o músico conseguiu desenvolver o ritmo próprio da Bossa Nova, acontecimento fundamental para a renovação e revitalização da música popular do Brasil. Aquela nova batida do violão, em que se tocava todo o conjunto do acorde numa puxada só, produzindo harmonia e ritmo ao mesmo tempo, oferecia liberdade total para a criatividade, situação que deixou Tom Jobim à vontade para esbanjar suas harmonias complexas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário